Leia antes de usar!

Olá pessoal!

Este é o blog “Direito Penal em contexto”, que pretende ser útil àqueles que estudam direito penal e processual penal.

O blog estrutura-se em torno da dicotomia texto e contexto. Dessa forma, em todos os posts vocês encontrarão um contexto, ao qual será associado um texto, versando sobre um ou mais temas de direito penal ou processual penal.

O contexto ora tratará de acontecimentos reais, ora será extraído de obras de ficção, como livros, filmes, seriados etc.

O objetivo deste blog é tentar suprir uma deficiência: a ausência ou a exiguidade de exemplos nos livros, aulas, sites e em outros meios que veiculam o conhecimento penal. Chega de Caio, Tício e Mévio, não é mesmo?

Portanto, o foco aqui não é, necessariamente, trazer a jurisprudência atualizada sobre direito penal ou veicular textos didáticos sobre esse tema.

O objetivo do “Direito Penal em contexto” é, por meio de exemplos, solidificar o conhecimento e, guardadas as limitações ínsitas a um blog, servir de veículo para que pequenos influxos da Aprendizagem Baseada em Problema – ABP (ou Problem Based Learning – PBL) arejem o seu aprendizado.

Assim, não esperem esquematizações de jurisprudência, mnemônicos ou outros “facilitadores do conhecimento”. Ao contrário, a idéia aqui é, a partir de um contexto, fazer incursões aprofundadas em temas pontuais, para, com isso, solidificar o conhecimento em direito penal e processual penal.

A proposta, então, é cada que post tenha duas faces de uma mesma moeda: de um lado, ser uma “distração útil” ou uma “pausa informativa”, para ser usado naqueles dias em que o cansaço do estudo estiver pesando demais e você estiver precisando de uma literatura não tradicional; por outro, valendo-se dessa “distração útil”, de fato, aprofundar o estudo no tema escolhido.

Divirtam-se!